Iniciou na carreira teatral em idade muito jovem, tomando parte no elenco da peça teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues em 1943. Teve extensa carreira no teatro, ganhando prêmios por grandes atuações, entre elas em "Um bonde chamado desejo" e "Ratos e Homens".
Na década de 50 foi convidado a participar do Grande Teatro Tupi, apresentado na extinta TV Tupi e depois passou a integrar o elenco da Rede Globo de Televisão. Judeu, sempre incentivou a comunidade judaica paulista a criar um grupo de teatro de atores judeus. Na década de 80 fez diversos filmes de Os Trapalhões. No final da década de 90, passou a se dedicar ao teatro e preparação de atores. Na TV participou de novelas importantes como Carinhoso, Gabriela, A Sucessora, Paraíso (1982), Dona Beija, Vamp (telenovela), Alma Gêmea, além do seriado infantil Sítio do Picapau Amarelo.
Cherques morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos e foi sepultado no Cemitério Israelita de Vilar dos Teles.[1] Era casado com Estela Cheques desde 1951 com quem tinha duas filhas: Cecília e Gilda.
Comentários
Postar um comentário