O PERIGOSO: POLÍGONO DA MACONHA NO BRASIL


A maior área de plantação de maconha no Brasil, conhecida como “Polígono da Maconha”, é também uma das regiões mais perigosas do país. Abrange 13 cidades da Bahia e de Pernambuco, às margens do Rio São Francisco. Acredita-se que desde o século XIX já existiam plantações da erva na região. Mas foi a partir do final dos anos 1980 que e região prosperou e chegou a quarenta e cinco mil pessoas estão envolvidas no plantio da maconha na região e responsável por 40% do consumo nacional..

A maconha é plantada em ilhas que pertencem à União. Muitos financiadores dividem os lucros das plantações com agricultores locais, muitos dos que financiam, nem conhecem a região.



Acredita-se que desde o século XIX já existiam algumas plantações de maconha na região. 

O Poligono da maconha está localizado numa região estratégica, além de água, terras da União, duas BRs importantes que ligam o Brasil e quase a mesma distancia para Recife e Fortaleza. Não tão distante de Brasilía e Salvador e uma boa rota para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Devido a seca e a fiscalização, vários financiadores de plantações estão migrando para o noroeste do Maranhão e leste do Pará.

Um terço da população carceraria no Brasil tem envolvimento com a maconha, seja com plantações, venda ou consumo.


Comentários